O setor imobiliário teve um crescimento surpreendente em 2021 e seguirá crescendo em 2022!

Atualizado: 30 de jun.

O setor imobiliário segue como uma das principais oportunidades de investimento de baixíssimo risco para 2022. Isso se deve a uma série de aspectos, como a segurança oferecida aos investidores e o potencial de rendimento no longo e médio prazo. Contudo, para aproveitar essas oportunidades, é necessário se dedicar a entender como o segmento funciona.

O investimento no setor imobiliário não é um dos mais procurados por acaso. O primeiro fator que o torna tão relevante é a segurança patrimonial, já que todos nós precisamos de um lugar para morar e quase todas as atividades comerciais precisam de algum tipo de imóvel para funcionar.

Além disso, uma lição importante que o período da pandemia de covid-19 trouxe sobre esse segmento é que ele pode manter o crescimento até em momentos de crise.

Aquele velho jargão: " Quem investe em terra não erra!"


Quais tipos de Investimentos Imobiliários que existem?

Existem várias formas de se investir no mercado imobiliário, tais como: Fundos Imobiliários, Letras de Crédito Imobiliário, Certificados de Recebíveis Imobiliários, Letras Hipotecárias e Comprar para Alugar ou Revender.

Como o foco é a cidade de Itajaí, iremos primeiro apresentar as vantagens do último tipo de investimento mencionado que é uma grande oportunidade de retorno do seu dinheiro investido.


A) Vantagens de Comprar Imóveis para Alugar em Itajaí.

Itajaí é uma cidade que está em franca expansão. Ofertas de empregos são abundantes na cidade devido ao desenvolvimento econômico do local bastante impulsionado, principalmente, pelo Porto de Itajaí e as empresas ligadas ao ramo de importação e exportação.

Bem, oferta de emprego significa basicamente aumento de fluxo imigratório interno para cidade e regiões adjacentes. Esta realidade proporciona uma elevada demanda por imóveis de locação que atualmente está em um estágio bastante deficitário e, por isso, tornam os valores dos aluguéis extremamente elevados. Famosa Lei da Oferta e Demanda.

Neste cenário, que perdurará por um longo período, a compra de imóveis para aluguel é uma oportunidade de investimento bastante promissora. A locação de imóveis é vista por muitos como um investimento de baixo risco, já que o valor investido na compra do local dificilmente será perdido. Além disso, o já mencionado, déficit habitacional faz com que esse mercado esteja sempre em movimento.

Uma casa ou um apartamento bem conservado e localizado raramente fica muito tempo vazio .

Para ser ter uma ideia deste investimento é só observar a taxa de retorno de investimento que na cidade tem ficado em torno de 0,6 a 1,0% do valor investido, dependendo, obviamente, da região.


B) Vantagem de Comprar Imóveis para Revender em Itajaí.

Neste caso a atenção terá que ser redobrada. O imóvel é um ativo que não tem a "natureza" de ser liquido, ou seja, sua "transformação" em ativo de alta liquidez (moeda) ás vezes pode demorar um pouco.

Basicamente existem duas formas para a aquisição do imóvel para revenda que são: comprar na planta ou comprar pronto. No caso de comprar na planta o primeiro cuidado que se deve ter é na análise da Construtora. Uma vez analisado quem irá construir, o negócio começa a ficar mais seguro.

Comprar na planta é um excelente negócio, principalmente quando a compra for realizada em data mais próxima ao lançamento do empreendimento. Os preços, neste caso, são mais baixos que o praticado no mercado e as condições de parcelamento bem atraentes.

No geral, as construtoras em SC corrigem o saldo devedor do imóvel até a entrega das chaves utilizando o CUB SC que tem sua variação anual aquém da valorização do mercado imobiliário da região.

Vamos a um exemplo:




Já quando o investimento for a aquisição de um imóvel pronto com o propósito de revenda, o sugerido é que se procure unidades que estejam com oferta de preço mais baixos que o valor praticado no mercado no momento. Estes imóveis são chamados de imóveis de ocasião e são raros. Para que se faça um bom investimento, neste caso, o valor médio destas ofertas tem que estar entre 75% à 85% do valor normal praticado no mercado e, também, o sugerido é que se procurem unidades que tenham alta rotatividade. Os imóveis "populares" podem ser uma boa opção.

147 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo